
A bomba gaúcha, por trás do caso do jornal JÁ  
 
Retirado do Blog de Luis Nassif 

 

 

JÁ, RESISTÊNCIA E AGONIA 

O jornal que ousou contar a verdade 

 

Por Luiz Cláudio Cunha em 24/11/2009 

A maior fraude com dinheiro público da história do Rio Grande do Sul carrega 
nos ombros o sobrenome ilustre de Germano Rigotto. O irmão do ex-
governador gaúcho, Lindomar, brilha como o principal implicado entre as 22 
pessoas e 11 empresas denunciadas pelo Ministério Público e arroladas na 
CPI da Assembléia gaúcha que investigou há 14 anos uma milionária falcatrua 
na construção de 11 subestações da Companhia Estadual de Energia Elétrica 
(CEEE). Foi uma tungada, em valores corrigidos, de aproximadamente 800 
milhões de reais – quase 15 vezes o valor do mensalão do governo Lula, três 
vezes o valor dos desvios atribuídos ao clã Maluf em São Paulo, cerca de 20 
vezes o valor apurado no escândalo do Detran que expôs a governadora 
gaúcha Yeda Crusius a um pedido de impeachment. 

Esta história foi contada em detalhes, em 2001, por um pequeno jornal de 
Porto Alegre, com tiragem de apenas cinco mil exemplares numa capital com 
quase 1,5 milhão de habitantes – e está recontada, a partir desta semana, 
numa edição extra do JÁ que chega às bancas e no seu site. 

O JÁ é um bravo mensário que sobrevive há 24 anos pela teimosa resistência 
de seu editor, Elmar Bones da Costa, nascido há 65 anos em Santana do 
Livramento, cidade gaúcha no limite com o Uruguai, de onde ele trouxe a 
rebeldia indomável do fronteiriço. Ao longo de 40 anos de carreira, Bones 
construiu com talento uma sólida e reconhecida biografia na imprensa nacional 
que passa pelas redações de Veja, Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil, O 
Estado de S.Paulo, IstoÉ e Folha da Manhã. 

Seu troféu mais lustroso, porém, é o CooJornal, um mensário editado pela 
extinta Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre (1976-1983) nos duros 
anos de chumbo da ditadura. Era um jornal de reflexão sobre a imprensa e 
seus profissionais, que abria espaço para a memória e a história recente do 
país, contada por intelectuais de peso e cores que não tinham lugar na 



imprensa tradicional. Em 1980, ainda em plena ditadura, Bones publicou um 
documento sigiloso do Exército em que os generais faziam uma dura 
autocrítica à atuação de suas tropas na repressão às guerrilhas do Vale da 
Ribeira e do Araguaia. Os militares não gostaram e ele, junto com três colegas 
do CooJornal, foi condenado a 18 meses de prisão. Gramou 15 dias de cadeia 
e foi libertado com sursis. 

Duas mortes 

A mesma intolerância dos generais da ditadura recrudesceu, depois, com os 
Rigotto da democracia. A família sentiu-se ultrajada pela primeira página da 
edição 287 de maio de 2001 do JÁ, que anunciava: “O Caso Rigotto – Um 
golpe de US$ 65 milhões e duas mortes não esclarecidas”. Três meses depois, 
a matriarca da família, Julieta Vargas Rigotto, mãe de Lindomar e de Germano, 
entrou na Justiça com duas ações. Uma pelo Código Penal contra o jornalista 
que assina a reportagem, Elmar Bones, acusado de calúnia e difamação. Outra 
pela Lei de Imprensa contra a editora do JÁ, pedindo indenização por dano 
moral. 

Nos dois anos seguintes, Bones ganhou todas as ações contra ele, em todas 
as instâncias, e o processo foi arquivado. Mas, em dezembro de 2003, a Vara 
Cível do Tribunal de Justiça condenou o JÁ ao pagamento de uma indenização 
que hoje alcança 54 mil reais, penhorando seus bens para cumprir a decisão. 
Desde agosto de 2009 um perito da Justiça vasculha mensalmente as conta do 
jornal para bloquear 20% de sua receita bruta. Assim, estranhamente, uma 
mesma reportagem gerou na Justiça duas sentenças díspares, contraditórias: 
uma absolvendo por unanimidade, outra condenando. 

O pequeno mensário, que já teve 22 jornalistas e uma dezena de estagiários e 
colaboradores na Redação de uma ampla casa alugada no bairro do Bonfim, 
hoje está reduzido a Bones e sua companheira, Patrícia Marini, também 
jornalista, uma estagiária, uma secretária, dois computadores, um telefone e 
uma dezena de contas atrasadas, acuados em duas salas pequenas do antigo 
prédio na avenida Borges de Medeiros, no centro da cidade, onde funciona a 
Associação Riograndense de Imprensa (ARI), que até hoje não se manifestou 
sobre o caso Rigotto vs. JÁ. Assim, a ação de 54 mil reais de uma veneranda 
mãe que se diz injuriada está asfixiando, aos poucos, um destemido jornal 
nanico que ousou contar a verdade sobre uma quadrilha, identificada pela CPI 
e pelo Ministério Público, que roubou 800 milhões de reais do povo gaúcho. 
Dona Julieta Rigotto, aos 88 anos de vida, está matando um jornal alternativo 
que ainda não atingiu seus tenros 25 anos de existência. E tudo disso com o 
aval da Justiça. 

A pequena editora de Bones, além das 396 edições do JÁ, publica uma revista 
mensal e quatro guias de bairro e ostenta 35 títulos de livros publicados. 
Ganhou oito prêmios ARI, o mais importante do Rio Grande do Sul, e em 2004, 



superando os grandes jornais e revistas do centro do país, faturou a categoria 
principal do maior prêmio do jornalismo brasileiro, o Esso, com “A tragédia de 
Felipe Klein” – um texto dramático, arrebatador do repórter Renan Antunes de 
Oliveira sobre a vida e morte de um jovem e atormentado suicida de Porto 
Alegre. 

A reportagem de quatro páginas de 2001 que tanto incomodou os Rigotto é 
outra vencedora: conquistou o prêmio daquele ano da hoje silente ARI e o 
valioso Prêmio Esso Regional, carimbo de sua qualidade e relevância 
jornalística. A cirúrgica manchete do jornal – “O Caso Rigotto – Um golpe de 
US$ 65 milhões e duas mortes não esclarecidas” – expressava a mais pura 
verdade. O golpe era aquele destrinchado na CPI da CEEE. 

Alta voltagem 

A primeira morte era de uma garota de programa, Andréa Viviane Catarina, 24 
anos, conhecida nas boates da capital como “Amanda”. No fim da tarde de 29 
de setembro de 1998, ela despencou, nua, do 14º andar do Solar Meridien, um 
prédio na rua Duque de Caxias, no centro de Porto Alegre, a duas quadras do 
palácio que Germano Rigotto ocuparia cinco anos mais tarde. 

O dono do apartamento de onde caiu Andréa era o irmão do futuro governador, 
Lindomar Rigotto, que estava em casa na hora do incidente. À polícia ele 
contou que a garota tinha bebido uísque e ingerido cocaína. Os exames de 
laboratório não encontraram vestígios de álcool ou droga no sangue da jovem. 
A autópsia indicou que a vítima apresentava três lesões – duas nas costas, 
uma no rosto – sem ligação com a queda, indicando que ela estava ferida 
antes de cair. Três meses depois, Rigotto foi denunciado à Justiça por 
homicídio culposo e omissão de socorro. No relatório, o delegado Cláudio 
Barbedo cita o depoimento de uma testemunha descrevendo o réu como 
“usuário e traficante de cocaína”. 

A segunda morte, 142 dias depois, era a do próprio Lindomar Rigotto. Então 
dono da boate Ibiza, na praia de Atlântida, a casa mais badalada do litoral 
gaúcho, ele fechava o balanço do último baile do Carnaval de 1999, que 
animou sete mil foliões até o amanhecer daquela Quarta-Feira de Cinzas, 17 
de fevereiro. Cinco homens armados irromperam ali, no momento em que 
Rigotto e seu gerente contavam a renda. Os ladrões botaram o dinheiro numa 
sacola e fugiram, cantando pneu. Rigotto saiu em perseguição no seu Gol 
branco e levou um tiro acima do olho. Morreu a caminho do hospital, aos 47 
anos. A bala fatal acabou arquivando o processo pela morte da garota, mas 
reavivou o mistério em torno da fraude milionária da CEEE. 

Afundada em dívidas de quase 1,8 bilhão de dólares, a estatal gaúcha de 
energia encontrava dificuldades para conseguir os 142 milhões de dólares 
necessários para as subestações que iriam gerar 500 mil quilowatts para 51 



pequenas e médias cidades do Rio Grande. O então governador Pedro Simon, 
preocupado com a situação pré-falimentar da empresa, tinha ordenado 
austeridade total. Até que, em março de 1987, criou-se o cargo de “assistente 
da diretoria financeira” para acomodar Lindomar Rigotto. “Era um pleito político 
da base do PMDB em Caxias do Sul”, confessou na CPI o secretário de Minas 
e Energia da época, Alcides Saldanha. O líder do governo Simon na 
Assembléia e chefe da base serrana era o deputado caxiense Germano 
Rigotto. 

Treze pessoas ouvidas pela CPI apontaram Lindomar como “o verdadeiro 
gerente das negociações” com os dois consórcios, agilizando em apenas oito 
dias a burocracia que se arrastava havia meses. Os contratos nº 1.000 e nº 
1.001 foram assinados em dezembro numa solenidade festiva no Palácio 
Piratini pelo governador e pelo secretário. Logo após a assinatura, pagamentos 
foram antecipados, contrariando as normas explícitas baixadas por Simon para 
vigiar de perto as contas da estatal. 

Eram documentos de alta voltagem financeira de uma estatal quase falida. 
Tanto que a CEEE teve que recorrer três meses depois a um empréstimo de 50 
milhões de dólares do Banco do Brasil, dinheiro captado por sua agência no 
paraíso fiscal de Nassau, nas ilhas Bahamas. Apesar da importância em 
dinheiro, o presidente da estatal, Osvaldo Baumgarten, e o secretário de Minas 
e Energia confessaram candidamente na CPI que não leram a papelada que 
assinaram. “Eu não tinha condições de ler todos os contratos firmados pela 
CEEE”, defendeu-se Alcides Saldanha, mais tarde ministro dos Transportes do 
governo Fernando Henrique Cardoso. 

Uma investigação da área técnica da CEEE percebeu que havia problemas na 
papelada – documentos adulterados, folhas numeradas a lápis, licitação sem 
laudo técnico provando a necessidade da obra. Em fins de 1989, Rigotto 
decidiu sair para cuidar da “iniciativa privada”, dividindo o controle com o irmão 
Julius do Ibiza Club, uma rede de quatro casas noturnas no Rio Grande e 
Santa Catarina. A sindicância interna na CEEE recomendou a revisão dos 
contratos, mas nada foi feito. 

Conluio e papelão 

A recomendação chegou ao governo seguinte, o de Alceu Collares (PDT) e à 
sucessora de Saldanha na secretaria de Minas e Energia, chamada Dilma 
Rousseff. Ela ficou eletrificada com o que leu: “Eu nunca tinha visto nada igual”, 
diria Dilma, pouco depois de botar o dedo na tomada e pedir uma nova 
investigação. Ela não falou mais no assunto porque, em nome da santa 
governabilidade, o PDT de Collares precisava dos votos do PMDB de Rigotto 
para aprovar seus pleitos na Assembléia. Mesmo assim, antes de deixar a 
secretaria, em dezembro de 1994, Dilma Rousseff teve o cuidado de 
encaminhar o resultado da sindicância para a Contadoria e Auditoria Geral do 



Estado (CAGE), que passou a rastrear as fagulhas da CEEE com auditores do 
Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público. 

O tamanho apurado da fraude tinha níveis de tensão diferentes em reais ou 
dólares, mas dava o mesmo choque: 65 milhões de dólares segundo a CAGE, 
ou 78,9 milhões de reais de acordo com o Ministério Público. 

O deputado Vieira da Cunha, hoje líder da bancada do PDT na Câmara 
Federal, propôs em 1995 a CPI que jogaria mais luzes sobre a fraude na 
CEEE. Vinte e cinco auditores quebraram sigilos bancários, fiscais e 
patrimoniais dos envolvidos. Em 13 depoimentos, Lindomar Rigotto foi 
apontado como a figura central do esquema, acusação reforçada pelo chefe 
dele na CEEE, o diretor-financeiro Silvino Marcon. A CPI constatou que os 
vencedores, gerenciados por Rigotto, apresentaram propostas “em combinação 
e, talvez, até ao mesmo tempo e pelas mesmas pessoas”. Os dois consórcios 
apresentaram propostas para dois subconjuntos, B1 e B2. 

O JÁ de Elmar Bones lembrou: 

“Apurados os vencedores, constatou-se que o consórcio Sulino venceu todas 
as subestações do grupo B2 e nenhuma do B1. Em compensação, o Conesul 
venceu todas as obras do B1 e nenhum do B2. A diferença entre as propostas 
dos dois consórcios é de apenas 1,4%”. 

A CPI foi ainda mais chocante: 

“É forçoso concluir pela existência de conluio entre as empresas interessadas 
que, se organizando através de consórcios, acertaram a divisão das obras 
entre si, fraudando dessa forma a licitação”. 

A quebra de sigilo bancário de Rigotto revelou em sua conta um crédito de 
1,170 milhão de reais, de fonte não esclarecida. O diretor Silvino Marcon 
justificou à CPI os 156 mil reais encontrados em sua conta particular como 
sendo “sobras da campanha de 1986″. 

O relatório final da CPI caiu nas mãos de outro caxiense, que não poupou 
ninguém, apesar do parentesco. O petista Pepe Vargas, que foi prefeito de 
Caxias e hoje é deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores, é primo de 
Lindomar e Germano Vargas Rigotto. “De tudo o que se apurou, tem-se como 
comprovada a prática de corrupção passiva e enriquecimento ilícito de 
Lindomar Vargas Rigotto”, escreveu o primo Pepe no relatório final. 

Pela primeira vez, entre as 139 CPIs criadas no estado do Rio Grande do Sul 
desde 1947, eram apontados os corruptos e os corruptores. Além de Lindomar 
Rigotto e outras 12 pessoas, a Assembléia Legislativa gaúcha aprovou o 
indiciamento pela CPI de 11 empresas, sem poupar nomes poderosos como os 



da Alstom, Camargo Corrêa, Brown Boveri, Coemsa, Sultepa e Lorenzetti. As 
260 caixas de papelão da CPI foram remetidas no final de 1996 ao Ministério 
Público, transformando-se no processo n° 0119600582 32 da 2ª Vara Cível da 
Fazenda Pública em Porto Alegre. Os autos somam 30 volumes e 80 anexos e 
envolvem 41 réus – 12 empresas e 29 pessoas físicas. E tudo isso corre em 
segredo de Justiça. 

Coisa de mãe 

Essa história incrível, contada sem peias pelo jornal nanico de Elmar Bones, 
parece também um segredo de imprensa. Nenhum dos grandes veículos de 
comunicação do Rio Grande do Sul recontou o caso, o mais vultoso entre os 
200 processos abertos pelo Ministério Público nos últimos 15 anos. Menos 
atenção ainda provocaram as duras reações judiciais da família Rigotto, que 
podem matar o único jornal que se atreveu a jogar luz sobre a milionária treva 
financeira que se abateu sobre a CEEE. 

O ex-governador Germano Rigotto costuma apregoar aos amigos suas boas 
relações com os dois maiores grupos de mídia do Rio Grande – a Caldas 
Júnior (jornal Correio do Povo, rádio Guaíba e Rede Record) e a RBS (jornal 
Zero Hora, rádio Gaúcha e rede RBS, retransmissora da Globo). Isso não 
impediu, porém, que a brava Julieta Vargas Rigotto processasse a TV-COM, o 
canal comunitário da RBS, por ter classificado a morte do filho Lindomar na 
praia como “queima de arquivo”. Ela ganhou na Justiça, em 2003, o direito de 
receber 150 salários mínimos, com juros, pela ofensa que remetia o fim 
violento do filho à morte da garota e aos curtos-circuitos contábeis da CEEE. 

Quando perguntado diretamente sobre o absurdo dessa situação, o ex-
governador Germano Rigotto refugia-se na saia materna: “Não tenho nada a 
ver com isso. É coisa da minha mãe”, manda dizer o irmão do réu central da 
maior fraude da história gaúcha, escapulindo da responsabilidade de um caso 
de marcantes implicações políticas, não filiais. 

Diante da primeira ação de dona Julieta na Justiça, o promotor Ubaldo 
Alexandre Licks Flores rebateu o pedido de processo, em novembro de 2002: 

“[não houve] qualquer intenção de ofensa à honra do falecido Lindomar Rigotto. 
Por outro lado é indiscutível que os três temas [a CEEE e as duas mortes] 
estavam e ainda estão impregnados de interesse público”. 

Duas semanas depois, a juíza Isabel de Borba Luca, da 9ª Vara Criminal de 
Porto Alegre, deu a sentença que absolvia Bones: 

“(…) analisando os três tópicos da reportagem conclui-se pela inexistência de 
dolo (…) em nenhum momento tem por intenção ofender (…) não se afastou da 
linha narrativa (…) teve por finalidade o interesse público”. 



Em agosto do ano seguinte, por unanimidade dos sete votos, os 
desembargadores do Tribunal de Justiça negaram o recurso da bravíssima 
dona Julieta. E o caso foi encerrado na área criminal. 

Andou e prosperou, porém, na área cível. Em dezembro de 2003, o relatório do 
desembargador Luiz Ary Vessini de Lima transbordava emoção: 

“Não há como afastar a responsabilidade da ré pelas matérias veiculadas, que 
atingiram negativamente a memória do falecido, o que certamente causou 
tristeza, angústia e sofrimento à mãe do mesmo (…)”. 

E assim acabou condenado o JÁ e seu editor, que recorda ao Observatório da 
Imprensa a falta de simetria do processo atual e da cadeia que levou pela 
publicação de documentos da repressão antiguerrilha. 

Fala Elmar Bones: 

“A sentença que nos condenou, agora, é uma piada. O processo de 1980 era 
um absurdo só explicável num regime ditatorial. Os ditos documentos sigilosos´ 
eram relatórios de campo sobre ações do Exército no combate à guerrilha, 
narrando fatos ocorridos já havia mais de dez anos e que só tinham 
importância porque, na época em que se deram, a censura não permitiu que 
fossem noticiados. Essa ação de agora é mais absurdo ainda porque estamos 
em pleno regime democrático e a Justiça não conseguiu apontar nenhum erro 
ou inverdade na reportagem sobre o assassinato de Lindomar Rigotto. Nosso 
objetivo com ela era mostrar que Lindomar, assassinado em circunstâncias 
duvidosas, era o principal implicado em dois outros crimes não esclarecidos – a 
morte de uma prostituta e o desfalque na CEEE, o maior já ocorrido no Sul e 
que está encoberto pelo segredo de Justiça. Há 14 anos foram apontados os 
corruptores e os corruptos e até agora ninguém foi punido. Só o JÁ está 
pagando o pato.” 

Voltar ou morrer 

Na terça-feira (24/11) em que se divulga a edição nº 565 deste Observatório 
completam-se 116 dias de censura sobre o jornal O Estado de S.Paulo, 
impedido por decisão de um juiz amigo e camarada do senador José Sarney de 
publicar os dados oficiais da “Operação Boi Barrica”, da Polícia Federal, que 
investigou seu filho, o empresário Fernando Sarney, flagrado em grampos 
telefônicos e conversas que induzem ao tráfico de influência no setor público. 
“Não tenho nada a ver com isso. É coisa do meu filho”, diz o presidente do 
Senado Federal. 

Na mesma terça-feira completam-se 112 dias que um perito da Justiça 
devassa, lá dentro da Redação, as contas do jornal JÁ para garantir a 
indenização de dona Julieta Rigotto, que se diz caluniada pela mera repetição 



de detalhes escabrosos na gestão do dinheiro público de uma estatal gaúcha, 
sob responsabilidade de seu finado filho, Lindomar, revelados numa CPI e 
acolhidos pelo Ministério Público. “Não tenho nada a ver com isso. É coisa da 
minha mãe”, diz o ex-governador Germano Rigotto, virtual candidato do PMDB 
ao Senado em 2010. 

Assim, sujeitos ocultos de ações legais de mães e filhos que ferem a liberdade 
de expressão e afrontam a verdade, o ex-governador Rigotto e o senador 
Sarney imaginam furtar-se de suas responsabilidades políticas e éticas. No 
caso do Estadão, rijo e forte aos 134 anos de vida, não se teme por sua saúde 
e sobrevivência, já que tem os meios para derrubar, cedo ou tarde, a restrição 
absurda que se abate sobre ele. Quanto ao JÁ, jornal nanico de Porto Alegre, o 
caso inspira cuidados e graves temores sobre suas reais chances de 
sobrevida. O único alento, até agora, é o fato de que o recurso do JÁ ao 
Supremo Tribunal Federal caiu nas mãos do implacável ministro Joaquim 
Barbosa, um juiz que dá esperança e fôlego até aos moribundos 
desenganados pela ciência e pela lei dos homens. 

Elmar Bones revela seu desalento no título do editorial (”Voltaremos. Ou não?”) 
da edição extra do JÁ que desembarca esta semana nas bancas com a foto de 
um mascarado de terno e gravata e uma manchete acabrunhante na primeira 
página: “O RIO GRANDE CORRUPTO. Escândalos sucessivos abalam o mito 
do Estado mais politizado do Brasil´”. 

Bones adverte no editorial de tom sombrio: 

“Pela primeira vez em quase 25 anos, não podemos garantir aos leitores que o 
jornal JÁ voltará a circular. (…) Um pequeno jornal condenado por dano moral´ 
numa ação movida pela família de um político influente, ex-governador do 
Estado, num mercado em que as maiores agências de publicidade têm contas 
do governo. (…) Quanto perdemos no mercado publicitário? (…) Voltaremos! 
Ou não?” 

Ninguém sabe ainda responder. Se o JÁ não voltar, não será mais um jornal a 
morrer, diante do silêncio inexplicável de alguns, da omissão de muitos, da 
complacência de todos nós. A morte iminente de um jornal como o JÁ – 
somado ao desalento de um jornalista como Elmar Bones – é um fundo golpe 
nas convicções de todos que acreditam nos fundamentos da democracia, da 
justiça, da verdade e de uma imprensa livre. A limpa folha corrida do jornal de 
Porto Alegre e a digna biografia de resistência de seu editor não merecem ser 
comparados com o prontuário de alguns dos homens públicos que hoje nos 
representam, julgam e governam. 

Em qualquer país sério do mundo, o clamor da sociedade se levantaria já, 
agora, imediatamente, em defesa de um pequeno jornal, punido apenas por ser 
correto, preciso, exemplar e corajoso. A inacreditável saga de resistência de 



Elmar Bones, que precisa fazer agora na democracia o que antes fazia na 
ditadura, mostra que perdemos algo intangível, irremediável neste rito de 
passagem. Perdemos a vergonha na cara. 

Precisamos decidir se morreremos juntos com o JÁ. Ou se voltaremos com ele. 
Agora. Já. 

 


